Qual É O Nariz Mais Bizarro Do Mundo Animal?

5 de mar. de 2013

De aparência estranha, a Toupeira-Nariz-de-Estrela (Condylura cristata) impressiona por ser exótica.

Para alguns ela se assemelha até as criaturas de Star Wars. Encontrada somente nos pântanos e áreas salgadas da parte oriental dos Estados Unidos e no Canadá, a forma com que “enxerga” o mundo é através de seu nariz, em formato de estrela com mais de 100 mil terminações nervosas e 1 cm de diâmetro.


O focinho ultrassensível é de extrema importância para este animal se alimentar, ele o utiliza para caçar e agarrar as presas, como insetos, vermes e pequenos peixes.

Uma pesquisa realizada por biólogos e neurocientistas da Universidade de Berkeley e da Universidade de Vanderbilt examinou a Toupeira-Nariz-de-Estrela em nível molecular para saber como são transmitidas as informações para o cérebro, e constataram que o animal é relativamente pobre em neurônios sensíveis à dor, mas extremamente rico em neurônios sensíveis ao toque.

 O nariz é composto por 22 tentáculos cobertos por pequenas estruturas conhecidas como “órgãos Eimer” (receptores tácteis). No focinho do animal existem cerca de 30.000, enquanto em uma mão humana existem 17.000.

O neurocientista Vanderbilt Catania estudou o animal por mais de duas décadas, e afirma que a informação sensorial que recebe de sua estrela (nariz) mais se assemelha com a informação visual que recebemos de nossos olhos.

Catania filmou o comportamento desses animais, e descobriram que ao entrar em contato com um objeto de interesse, as toupeiras imediatamente começam a sondagem com seus menores tentáculos (os dois pendurados na parte inferior central da estrela).


Isto é semelhante à forma como os primatas usam a visão, com base em movimentos curtos e rápidos dos olhos, de modo que a parte central, de maior resolução de dados pode discernir as formas visuais.

Diferente de muitos bichos, esse animal cego consegue ver a vida, se alimentar e se relacionar com o seu ambiente subterrâneo apenas usando o nariz.



1 comentários:

Unknown disse...

:h

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário

Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



 
 

Curiosidades Do Mundo | Max Mega Curiosidades Do Mundo