A Árvore Curiosa Das Mil Cores

24 de fev. de 2013


A primeira vista, pode parecer que a árvore que ilustra este artigo tenha sido alvo de alguns grafiteiros. Nada está mais longe da realidade, porque a cor variada, que orna seu tronco, é totalmente natural. 

Esta curiosa árvore pertence à espécie “Eucalyptus deglupta”.  Sua característica mais marcante é precisamente a coloração vistosa do seu tronco que a levou a ganhar o apelido de “arco-íris Eucalyptus”.

O aspecto marcante destas plantas ocorre devido à forma como sua casca se move.

A mudança ocorre em etapas ao longo do ano, de modo que, ao largo  do tempo, a haste verde escurece para dar lugar aos tons de azul, roxo, marrom, laranja, rosa e ocre.

Na verdade, o nome da espécie, “deglupta”, deriva de uma palavra latina que descreve o processo que se transforma em função da separação da casca.

Nativa do sul das Filipinas, Indonésia e Nova Guiné, é uma “árvore de arco-íris”.

Hoje em dia, elas podem ser encontradas em várias regiões tropicais, como Porto Rico — porque crescem muito rápido em terra ensolarada, úmida e com boa drenagem.

Em condições ideais, pode crescer até três metros em um ano.

Isto fez com que o seu cultivo, assim como outras espécies de eucalipto, seja muito comum na indústria do papel.

E, é claro, sua cor marcante natural faz com que seja uma árvore ornamental muito apreciada em jardinagem e, provavelmente, é o habitante de qualquer perfeita floresta encantada!

Arco-íris de eucalipto, a árvore do Mundo mais colorida!!! O “Eucalyptus deglupta” é o único gênero Eucalyptus original do Hemisfério Norte .

A sua área natural ocupa… Nova Guiné, Nova Bretanha, Mindanao e Sulawesi.

Sua característica mais marcante é a coloração variada do tronco.

Ao perder a casca anualmente, mas em momentos diferentes, o verde escurece para dar lugar ao azul, roxo, marrom, laranja, rosa ocre e muitos mais, como você pode ver nestas fotos:












“Evergreen”   pode crescer até três metros em um ano… Esta árvore é cultivada em todo o Mundo para o fabrico de papel. Ela também é usada como árvore ornamental no paisagismo por suas belas cores.


1 comentários:

mariam disse...

Muito linda....queria plantar no meu quintal, pois alegraria qq ambiente.

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário

Não será permitido spans e ofensas. Para usar os emoticons digite (dois pontos e a letra desejada)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



 
 

Curiosidades Do Mundo | Max Mega Curiosidades Do Mundo